TRÂNSITO - IP3 com nova supressão de trânsito, a partir de quinta-feira, entre o Nó do Porto da Raiva e a saída do IC6
No âmbito da empreitada de Reabilitação do IP3 – Nó de
Penacova (km 59) e Ponte da Foz do Dão (km 75,16) e para a realização dos
trabalhos previstos na mesma, haverá necessidade de se proceder a nova
alteração na circulação atualmente existente.
Assim, no dia 2 de julho, será necessário suprimir a
circulação de trânsito, no sentido Coimbra–Viseu, entre o Nó de Porto da
Raiva ao km 66,7 e a saída do IC6 ao km 67,75. A circulação nos dois sentidos
do IP3 realizar-se-á de forma alternada na faixa do sentido Viseu – Coimbra,
com recurso a sinalização semafórica. O condicionamento decorre até dia 4
de julho.
Mais se informa que estão implementados os Planos de
Contingência de mitigação da situação epidemiológica provocada pela COVID-19,
definidos pela IP e pela empresa que está a executar os trabalhos.
A Infraestruturas de Portugal apela à melhor compreensão pelos incómodos e
inconvenientes que esta situação provoca, porquanto a mesma irá a contribuir
para a melhoria das condições de segurança da infraestrutura e fundamentalmente
dos seus utilizadores.
Melhoria das condições de mobilidade e segurança no IP3 entre
Penacova e o Nó do Lagoa Azul, junto à ponte da Foz do Dão
A empreitada de requalificação do troço do IP3, com cerca de
16 quilómetros, entre o Nó de Penacova e o Nó do Lagoa Azul, junto à ponte da
Foz do Dão, teve início em maio de 2020 e tem um prazo de execução de 330
dias.
Esta obra representa um investimento no valor de 11,8
milhões de euros no reforço das condições de circulação, mobilidade e segurança
de uma das principais vias de ligação do interior do país.
No âmbito da empreitada está a ser realizada a
requalificação integral do troço do IP3 entre a proximidade do Nó de Penacova
(km 59) e o Nó do Lagoa Azul, (km 75,160), envolvendo a realização dos
seguintes trabalhos:
- Construção de dois novos nós de ligação (Nó de Oliveira do Mondego e Nó de Cunhedo), eliminando as atuais interceções de nível existentes com viragens à esquerda;
- Requalificação do caminho existente sob a Ponte do Mondego para permitir a articulação dos movimentos de tráfego do Nó de Oliveira do Mondego;
- Colocação de separador central;
- Introdução de vias de aceleração e abrandamento, com 3,50 m de largura;
- Reabilitação estrutural do pavimento;
- Reforço das condições de estabilidade de taludes com a colocação de estruturas de suporte em betão, pregagens e redes de contenção;
- Colocação de novas vedações;
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