Últimas Notícias

PROTEÇÃO CIVIL - Três bombeiros de Penacova integram a meia centena de novos bombeiros no distrito

Dez corpos de bombeiros do distrito de Coimbra vão ser reforçados com 54 novos operacionais. Os estagiários acabam de concluir as provas de ingresso na carreira de bombeiros voluntários e estão aptos a integrar o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) deste ano.

Bruno Afonso, Rita Alves e Miguel Pereira, prestaram provas no passado dia 27 de junho

Depois de a 27 de junho, 35 bombeiros, que vão integrar as corporações de Arganil, Coja, Lagares da Beira, Miranda do Corvo, Pampilhosa da Serra e Penacova, terem concluído as provas, este sábado mais 19 finalizam o processo.

Cátia Vicente – Diário As Beiras

Na primeira fase, as provas, que contam com um teste escrito com a duração de uma hora e um exame prático no âmbito dos incêndios urbanos e florestais, decorreram no quartel dos Bombeiros Voluntários de Miranda do Corvo. Este sábado, os 19 estagiários fazem exames no quartel de Cantanhede. Vão integrar as corporações de Soure, Coimbra, Vila Nova de Poiares e Cantanhede.

Os operacionais, cuja idade média ronda os 20 anos, são avaliados por um júri composto pelo Comandante Operacional Distrital, Carlos Luís Tavares, um representante da Escola Nacional de Bombeiros e o comandante do corpo de bombeiros do estagiário em avaliação.

Pandemia adiou provas
Devido à Covid-19, as provas de ingresso estiveram suspensas e, com o aproximar da época de incêndios, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC)invocou a necessidade de reforço no socorro em tempos de pandemia para promover os estagiários a bombeiros de 3.ª categoria.

A medida gerou polémica, com as associações do setor a afirmar que estes jovens seriam “carne para canhão”, alertando que não estavam sequer abrangidos pelos seguros obrigatórios, apenas por apólices para formandos.

Conseguimos realizar as provas de ingresso no distrito o que põe fim a essa polémica e permite normalizar a situação que, este ano, por causa da pandemia, estava a seguir um percurso diferente”, sustenta o comandante operacional distrital, aproveitando para felicitar os novos bombeiros que considera serem “uma mais-valia” para o distrito. “São operacionais preparados para qualquer tipo de ocorrência e que são um reforço muito importante nas corporações”, conclui o responsável.

Sem comentários


Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.