Últimas Notícias

ENSINO - Municípios esclarecem que AEC serão asseguradas pelos agrupamentos

O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses esclareceu que as AEC vão ser asseguradas pelos agrupamentos de escolas durante o próximo ano letivo. Nuno Crato diz que o desenvolvimento das AEC segue com normalidade.



"As atividades de enriquecimento curricular (AEC) eram uma responsabilidade que assumíamos em nome da administração central. Já comunicámos à administração central que os agrupamentos tomarão conta", justificou Fernando Ruas, presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).
No final de uma reunião do conselho diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorreu ontem em Viseu, Fernando Ruas explicou que a responsabilidade das AEC regressou "ao sítio onde deviam estar".
"Deixámos de fazer esse serviço que tínhamos tomado por protocolo. Abdicámos deste serviço por causa das dificuldades financeiras", alegou.
Sobre as refeições dos alunos, o também presidente da Câmara de Viseu assegurou: "Vamos manter as refeições que são da nossa responsabilidade".
Em julho, a ANMP referiu que iria deixar de pagar as AEC do 1.º ciclo a partir deste ano letivo e que tinha já comunicado à tutela a sua indisponibilidade para continuar a assegurar esta valência nos moldes propostos pelo Governo.
Em maio, quando a possibilidade de os pais e encarregados de educação virem a ser chamados a comparticipar o pagamento destas atividades provocou alguma polémica no setor da educação, o ministério garantiu, pela voz do secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, João Grancho, que essa hipótese não se concretizaria, anunciando um novo modelo de funcionamento das AEC.
Este modelo admite a redução das AEC de duas para uma hora e que se incluam professores sem horário atribuído.
O ministro da Educação e Ciência, Nuno Carto, afirmou ontem, em Alverca do Ribatejo, que o desenvolvimento das atividades de enriquecimento curricular (AEC) nas escolas está a decorrer com normalidade.
"As AEC são de responsabilidade diversas. Há casos em que as autarquias assumem a responsabilidade, há casos em que as associações de pais assumem essa responsabilidade, e há casos em que as próprias escolas organizam as AEC. Há uma grande liberdade. Mas tudo está a correr com normalidade", assegurou Nuno Crato, à margem da inauguração da requalificação de uma escola em Alverca do Ribatejo, Vila Franca de Xira.

Fonte Lusa

Sem comentários


Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.