AMBIENTE - Projeto ClimAgir vai "percorrer" a Região de Coimbra de viatura elétrica


O projeto “ClimAgir” visa sensibilizar o público em geral para as consequências das alterações climáticas na Região de Coimbra e, ao mesmo tempo, fomentar a floresta autóctone.

O “Bolotas” será a mascote deste projeto, irá realizar 50 000 km numa viatura elétrica, passando pelos 19 municípios da CIM-RC: Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares, com o objetivo de divulgar os impactes das alterações climáticas e promover a plantação de espécies autóctones, mais propriamente, do Sobreiro.

O projeto “ClimAgir”, nasce na sequência da elaboração do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas (PIAAC), elaborado pela CIM Região de Coimbra e pela Universidade de Coimbra, que tem como objetivo avaliar os impactes causados por estas alterações.

O PIAAC é um documento inovador que contempla o conhecimento das especificidades setoriais do território da CIM-RC, a avaliação da sua vulnerabilidade atual e futura às alterações climáticas e a identificação, definição e priorização de medidas de adaptação específicas para o território da CIM-RC.

No documento são abordados os possíveis impactes em atividades, como: Agricultura, Alimentação, Florestas, Biodiversidade, Recursos Hídricos, Estuários e Zonas Costeiras, Infraestruturas e Energia, Turismo e Saúde Humana.

Assim, o projeto “ClimAgir” surge como uma das medidas específicas previstas no PIAAC.

Este projeto é executado no âmbito da candidatura “Reforço das Capacidades de Adaptação às Alterações Climáticas – Ações de Comunicação e Sensibilização na CIM-RC”, financiado pelo POSEUR, Portugal 2020 e Fundo de Coesão.


Sem comentários


Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.