Últimas Notícias

PENACOVA - Sugestões de Natal entre o Mondego e o Alva



Entre os dois rios que cruzam o território de Penacova, as propostas para esta quadra festiva são muitas e estendem-se desde a vila sede de concelho até a aldeias como Miro.
As representações do nascimento de Jesus encontram-se por todo o concelho e, este ano, é possível voltar a ver características da vila de Penacova num presépio tradicional. A iniciativa do município “Penacova em Presépio” encontra-se no edifício do Antigo Tribunal de Penacova e é possível ser vista até 6 de janeiro.
Também até ao Dia de Reis, Miro volta a ser “Aldeia Presépio”. As ruas e as casas apresentam variadas decorações natalícias (feitas até de materiais reciclados) e iluminação, todos os dias, das 17H00 às 22H00. Por estas vias, estão expostos variados presépios que podem ser vistos em caminhadas noturnas, uma dentre outras iniciativas promovidas pelas associações locais.

“Sabores da Terra”

De passagem pelo concelho, ao sentar à mesa, o município propõe os “Sabores da Terra”. Cabrito, serrabulho, arroz de míscaros e chanfana são as iguarias da gastronomia tradicional que podem encontrar-se, até ao final do mês de dezembro, nos 16 restaurantes aderentes em Azenha do Rio, Espinheira, Cavadinha, Gavinhos, Penacova, Porto da Raiva, Rebordosa, São Pedro de Alva, Silveirinho, Travanca do Mondego e Vimieiro.
No que toca às compras, a Associação Comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira está a promover, com o município, uma tômbola de Natal. São 18 as lojas aderentes e os consumidores podem habilitar-se a ganhar 300 euros, entre outros prémios.

Cantares e clássicos

Na quadra natalícia, também os espetáculos alusivos à época marcam a programação cultural, em Penacova.
É o caso do 21.º Encontro de Cantares do Ciclo Natalício, que se realiza na Igreja do Mosteiro de Santa Maria de Lorvão, amanhã (23 de dezembro), pelas 15H30. O concerto terá a participação do Grupo Etnográfico de Lorvão, do Grupo Regional de Moreira da Maia, do Gentes de Almeirim e do Grupo Típico O Cancioneiro de Castelo Branco.
Logo a seguir ao Dia de Natal, a 26 de dezembro, o clássico bailado de Natal “Quebra-nozes” vai ser exibido no Auditório do Centro Cultural de Penacova, pelas 18H00. Trata-se de uma produção da escola conimbricense DNA (Dance N’Arts).

Corrida de Pais Natal

No âmbito desportivo, há uma proposta de participação gratuita que alia atividade física e boa disposição. É a Corrida de Pais Natal que se realiza também amanhã (23 de dezembro), pelas 16H00, com início na Câmara Municipal de Penacova e fi m no Penedo Raso. Inclui duas modalidades: caminhada de seis quilómetros e corrida de 10 quilómetros. Os participantes equipados com acessórios natalícios recebem um voucher de 10 entradas na piscina / espaço cardio fitness.

Mercado de Natal dos Bombeiros

Por fim, o Mercado de Natal dos Bombeiros Voluntários de Penacova é ainda uma das iniciativas em destaque este fim de semana. Hoje e amanhã (22 e 23) um total de 21 expositores vai mostrar ou vender os seus artigos, entre as 14H00 e as 23H00 de sábado e entre as 11H00 e as 16H00 de domingo, no quartel da corporação.
Aqui, a tarde de hoje é dedicada às crianças, com pinturas faciais, ateliers, marionetes, insufláveis e visita do Pai Natal, a partir das 15H00. Esta iniciativa insere-se também na programação da ceia de Natal da corporação que se realiza no mesmo espaço a partir das 20H00.


|e| Maria Inês Morgado – Diário As Beiras




Sem comentários


Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.