Últimas Notícias

SAÚDE - Proposta para criação de unidade de cuidados continuados no antigo Hospital Psiquiátrico de Lorvão vai ser apreciada na AR



De acordo com o relatório final da petição, a que a agência Lusa teve acesso, "tendo em conta o número de assinaturas que reúne, a presente petição deverá ser agendada e apreciada em reunião plenária na Assembleia da República".

O documento entregue a 24 de outubro pelo Movimento + Saúde para o Hospital de Lorvão, com 7.187 assinaturas, defende a criação de uma unidade de cuidados continuados e de reabilitação no antigo Hospital Psiquiátrico instalado no Mosteiro do Lorvão, no distrito de Coimbra.

Sugere ainda a sua integração na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI).

No manifesto, os fundadores do movimento cívico argumentam que "é gritante a falta destas estruturas de apoio aos doentes e às famílias".

Por outro lado, sustentam, as instalações do antigo hospital, desativado há seis anos, estão "devolutas e em degradação", e a freguesia de Lorvão "tem a mão-de-obra e o conhecimento adquirido ao longo de mais de meio século na área dos cuidados de saúde".

Segundo os peticionários, o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC) "não dispõe de espaços suficientes para transferir doentes para serviços de saúde de retaguarda, existindo uma enorme carência de estruturas de apoio aos doentes e às famílias, na área das doenças raras e dos cuidados continuados".

O relatório final da petição, que teve o deputado socialista Pedro Coimbra como relator, conclui pelo seu envio ao presidente da Assembleia da República e publicação, na íntegra, no Diário da Assembleia da República, além de propor o seu agendamento para apreciação em plenário.

Foto de Manuel Roberto | Público



Sem comentários


Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.