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COMÉRCIO DIGITAL - Passos essenciais na criação de uma empresa online


Os maiores empreendedores são aqueles que, analisando o mundo no seu redor, sabem como utilizar as caraterísticas do seu meio e do seu tempo para estabelecer um negócio de sucesso.

Em termos realistas, e mesmo considerando a maior facilidade de acesso a materiais e informação, o século XXI não deixa de ser uma época de grandes desafios para os empreendedores ao redor do globo.

As maiores dificuldades do século para quem deseja abrir uma empresa online são evidentes. Para começar, com os constantes avanços tecnológicos, torna-se difícil acompanhar as lógicas do mercado, as tendências e os desejos dos consumidores.

Além disso, o próprio ritmo de vida nem sempre facilita a gestão deste tipo de empreendimento, na medida em que, cada vez mais, se torna difícil organizar, de forma estruturada, o funcionamento das empresas. Por fim, a maior facilidade na abertura das empresas online, faz com que muitas pessoas tentem a sua sorte neste setor, o que cria uma concorrência sem precedentes entre lojas online ou outros espaços de e-commerce.

Além de tudo isto, embora não seja uma dificuldade unicamente atual, as questões económicas podem constituir um desafio, na medida em que é necessário investimento nas empresas para que estas possam tornar-se viáveis e subsistir perante todos os desafios acima mencionados.

Evidentemente, existem muitos aspetos a ter em consideração no momento de criar uma empresa online no século XXI. Muitos são os passos a dar para garantir que consegue edificar um negócio de sucesso. Ainda assim, hoje, apresentamos alguns que nos parecem fundamentais.


1. A identidade da marca

Talvez, há algumas décadas atrás, o conteúdo do seu negócio – isto é, os produtos comercializados – fosse o mais importante. Hoje em dia, no entanto, não chegará a ter a possibilidade de apresentar esse mesmo produto a menos que edifique uma identidade de marca sólida.

Uma boa marca precisará de dar resposta a vários aspetos diferenciadores, que ajudarão a posicioná-la face às demais. Assim, gerar um nome, apostar no design (logótipo, lettering, etc), definir os princípios e valores da marca e apostar num slogan forte é de suma importância para garantir que a sua marca terá impacto junto do público-alvo.

2. Procurar um domínio

Na criação de um negócio online, um dos aspetos fundamentais é o local da Internet que alojará a empresa. Esta é uma das questões que deve pensar quando cria o nome, já que o respetivo endereço deve estar disponível.

O ideal será que o link para o seu site seja simples e intuitivo. Embora alguns sites prefiram ficar alojados na cloud, por não implicar investimento inicial; a verdade é que os servidores físicos poderão oferecer uma maior estabilidade.

3. Dedique-se ao marketing

O marketing digital é, sem dúvida, um dos aspetos fundamentais na criação da empresa online. Hoje, pode optar por promover o seu site de formas diversas, recorrendo aos meios tradicionais ou aos novos mídia.

Existem muitas vantagens no uso, por exemplo, das redes sociais para promover uma loja online. Além de atingir um público diversificado e vasto, esta promoção pode ser feita de forma gratuita ou por custos bastante acessíveis.

4. Pense na logística

Um bom negócio terá sempre de pensar nas questões logísticas. O stock, as entregas aos clientes, o seguimento de encomendas, a resposta a todas as dúvidas e questões, os valores dos envios, o serviço de transportadora… tudo isto são aspetos que não podem, de forma alguma, ser descurados.

Sabendo disto, são cada vez mais as pessoas que procuram parceiros e optam por delegar esta função, para poderem dedicar mais tempo ao marketing e à divulgação da sua empresa. As lógicas de dropshipping são um exemplo disso mesmo.

5. Tenha atenção a questões práticas

Algumas questões práticas são essenciais para garantir o bom funcionamento de uma empresa digital e garantir o seu sucesso.

Por exemplo, é importante que uma loja online tenha bem definidos os métodos de pagamento, garantindo ao cliente várias possibilidades para pagar e garantindo que estas transações são feitas de forma eficaz e segura. Deve pensar se aceitará Mastercard, Visa, MB NET, NETTELER, PayPal ou outro tipo de método de pagamento e garantir que o cliente tem um acesso simples a esta informação.

Além das questões relacionadas com o pagamento, é também fundamental que o empreendedor tenha visão na escolha dos produtos, buscando pontos de diferenciação face às demais lojas do seu setor.

Por fim, não podem ficar esquecidos os requisitos legais para a abertura deste tipo de empresa, sendo importante que saiba quais as normas vigentes e possa garantir que o seu site cumpre todas as regras estipuladas. Além de este cumprimento gerar uma maior confiança por parte dos clientes de uma determinada loja online, este é ainda fundamental para garantir que não acaba por ter de pagar coimas indesejadas, que prejudiquem o seu negócio financeiramente.


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