CANCRO - Núcleo Regional do Centro retoma voluntariado no IPO de Coimbra

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) retomou esta semana o voluntariado hospitalar no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra. O reinício foi antecipado por um curso de integração, dirigido a 35 voluntários (jovens e seniores).



O voluntariado hospitalar em Oncologia da Liga visa contribuir para a humanização da assistência ao doente oncológico, através da disponibilização de apoio prático e emocional aos doentes em regime de ambulatório e internamento nos hospitais com serviços de oncologia. O surto pandémico por coronavírus (covid-19) conduziu a profundas alterações na prestação dos cuidados de saúde e, também, à suspensão das atividades de voluntariado em contexto hospitalar. Tendo presente o impacto desta medida no contexto da humanização da assistência ao doente oncológico e família, a direção do Núcleo Regional do Centro da LPCC, em articulação com o conselho de administração do IPO de Coimbra, decidiu retomar a 10 de agosto as atividades de voluntariado, em condições específicas e distintas das realizadas no período pré-pandemia.
O plano de retoma do voluntariado hospitalar no IPO de Coimbra reajustou as atividades assistenciais, suspensas no âmbito do Estado de Emergência. Assim, esta retoma de atividade manterá a salvaguarda e o cumprimento das regras de saúde pública, tendo em vista o controlo da pandemia de covid-19. Nesse sentido, os voluntários da Liga seguirão princípios pré-determinados. Assim, irão permanecer, maioritariamente, no exterior dos edifícios, nomeadamente junto aos Postos de Atendimento Permanente e às salas de espera das Consultas Externas (piso 1 e 2). Irão prestar apoio no acolhimento e orientação dos doentes aos vários serviços hospitalares e aos seus acompanhantes durante os períodos de espera e proceder à oferta de refeições ligeiras aos doentes e acompanhantes (águas, sandes, fruta e bolachas).

Voluntários testados

No âmbito do plano de contingência, os voluntários da LPCC serão também submetidos previamente à realização do teste de despiste à covid-19, no IPO. Além dos procedimentos individuais de proteção, equipamentos e materiais disponíveis, a Liga procederá à higienização diária das batas dos voluntários e demais equipamentos do voluntariado hospitalar.

O reinício da atividade de voluntariado hospitalar no IPOC foi precedido de uma formação para voluntários hospitalares, que decorreu a 5 de agosto na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Participaram 35 voluntários, entre voluntários seniores e jovens. O curso de integração, com a duração de seis horas, foi realizado por um equipa multidisciplinar, constituída por profissionais da LPCC e do IPO.

O Núcleo Regional do Centro da LPCC promoveu nos meses anteriores o recrutamento de jovens voluntários, visando reforçar as equipas existentes e, por esta via, contribuir para amenizar a permanência do doente oncológico em contexto hospitalar, minimizando também os níveis de ansiedade e desconforto dos acompanhantes nos períodos de espera para consulta/ tratamento. “O voluntariado hospitalar é, também, uma oportunidade para que os jovens estudantes, nomeadamente das áreas da saúde e social, acompanhados de voluntários seniores, participem numa experiência que, para além de contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e enriquecimento curricular, marcará a diferença na vida de quem se encontra numa condição de grande vulnerabilidade”, destaca uma nota enviada pelo NRC da LPCC.

Sem comentários


Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.