Migração da TDT em Penacova vai realizar-se a 8 de setembro
O processo de migração da TDT na denominada região 3,
começou na passada segunda-feira. “No total vão mudar de frequência nesta
região 44 emissores, dos distritos de Santarém, Coimbra e Castelo Branco, e
algumas localidades do sul dos distritos de Viseu e de Aveiro”, informou Autoridade
Nacional de Comunicações (Anacom).
O processo de migração da rede de TDT começou a 7 de
fevereiro e foi suspenso a 13 de março, devido aos efeitos da pandemia. O
processo de migração da rede de TDT está previsto decorrer até ao dia 18 de
dezembro, data em que previsivelmente ficará concluído.
Nem todas as pessoas serão abrangidas por este processo.
Para informar a população impactada nesta fase, a Anacom divulgou informação
relativa às mudanças na TDT através de uma carta e de um folheto entregue em
casa de todas as pessoas, que resume a informação relevante para se adaptarem a
este processo de mudança.
“Quando o emissor mudar de frequência, o ecrã da
televisão ficará sem imagem (negro), mas apenas será necessário fazer uma nova
sintonia da televisão ou do descodificador de TDT e todos poderão continuar a
ver televisão gratuitamente, como tem acontecido até agora. É um processo
simples”, refere a Anacom.
“A Anacom teve a preocupação de assegurar que não será
necessário substituir ou reorientar a antena, trocar a TV ou o descodificador,
e ninguém terá de subscrever serviços de televisão paga. No caso dos
condomínios/edifícios que tenham instalações com amplificadores mono-canal
poderão ter que os substituir” acrescenta a nota.
Em Penacova, a ressintonia dos emissores vai ocorrer no dia
08 de setembro
Como sintonizar a(s) nova(s) frequência(s) da TDT?
Para sincronizar novamente a TDT, usando as novas
frequências, deve fazer o seguinte:
1 – Use o comando da TV ou
do descodificar TDT (Box)
2 – Vá ao Menu e com as
setas escolha uma das opções: Configurar | Antena | Setup | Instalar | Ajuste
do Canal | Procura de Canais | ou outra equivalente (consoante a marca da TV ou
Box) 1 Use o comando da TV ou do descodificar TDT (Box)
3 – Siga as instruções que
aparecem no ecrã
As pessoas que não consigam ressintonizar os equipamentos
podem ligar para a linha telefónica gratuita (800 102 002) disponibilizada pela
ANACOM. Caso não consiga fazer a sintonia dos equipamentos por si ou com a
ajuda prestada através do número gratuito 800 102 002, a ANACOM agendará uma
visita a casa da pessoa de técnicos devidamente identificados para proceder à
sintonia, de forma gratuita.
Sem comentários
Leia as regras:
1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.