PENACOVA - Município avança com proposta para requalificação do Parque Verde
A área de intervenção focaliza-se na entrada Sul, junto aos Bombeiros Voluntários, que pelo estado de descaraterização e desagregação em que se encontra, torna necessária e indispensável a sua requalificação.
Os problemas detetados na área a intervir e que serviram de base para a definição da intervenção são:
- indefinição do limite físico da frente de rua do parque de estacionamento.
- ausência de uma entrada pedonal devidamente marcada.
- indefinição nos limites e remates das superfícies de pavimentação.
- desorganização dos lugares de estacionamento.
- ausência de barreiras de detritos resultantes das escorrências dos taludes.
- ausência de uma zona de atravessamento pedonal, devidamente sinalizada, na Rua João António Gomes.
Analisadas as características e necessidades do local propõe-se como linhas orientadoras as seguintes premissas:
- definição de uma frente de rua, que estabeleça um limite físico entre a via rodoviária e o parque; e a separação e consequente hierarquização dos diferentes fluxos (pedonal e automóvel).
- introdução de uma faixa relvada de árvores na caraterização da frente de rua, de forma a conferir a dignidade e o caráter estético que um parque natural deverá ter na sua entrada.
- organização dos lugares de estacionamento e dos fluxos de circulação rodoviária, incluindo o acesso e estacionamento exclusivo às autocaravanas.
- introdução de grelhas de enrelvamento nas faixas de estacionamento com vista à colmatação de três objetivos: diminuir o caráter estéril da superfície betuminosa do estacionamento; manter uma boa capacidade de permeabilidade às águas pluviais da área do estacionamento; e permitir a montagem das tendas de feira, sem danificar as superfícies de betuminoso.
- separação e marcação das entradas pedonais na área arborizada e no parque de serviço das autocaravanas.
- introdução de um denominador comum com um elemento contínuo de betão aparente, que funcionará como limite definidor dos diferentes espaços e pavimentos, como elemento barreira às escorrências dos taludes e como elemento de suporte a uma rede de iluminação oculta e rasteira dos taludes do parque.
- reforço da plantação de árvores e arbustos de forma a requalificar a aparência do parque urbano, criando-se massa arbóreas contínuas e algumas zonas de sombra.
A presente proposta de valorização do Parque António Marques, tem como objetivo primordial, contribuir para a revitalização dos espaços públicos do concelho, dando-lhe um novo caráter estético e uma nova vivência, apresentando uma solução para a caraterização do espaço, que pretenderá promover e dinamizar a utilização dos recursos naturais e públicos locais.
Os interessados poderão observar detalhadamente o Projecto em epígrafe no Átrio dos Paços do Concelho, onde se encontra em exposição.