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O Centro de Bem Estar Social da Freguesia de Figueira de Lorvão promove “Férias em Movimento”

Centro de Bem Estar Social da Freguesia de Figueira de Lorvão vai promover para as férias de verão o projeto “Férias em Movimento” que abrange crianças dos 03 aos 10 anos de idade.
Este projeto pretende ser um guia orientador da ação ducativa, pedagógica e ocupacional a desenvolver ao longo das férias de Verão de 2012 na resposta de Centro de Atividades Tempos Livres (C.A.T.L.), para crianças dos 03 aos 10 anos de idade.
Com o desenvolvimento deste, projeto apoiar as famílias na ocupação dos tempos livres dos seus educandos assim como, dar oportunidade às crianças de terem umas férias diferentes e saudáveis.
Tem como objetivo promover o desenvolvimento global de todos as crianças, proporcionando-lhes experiências diversificadas que permitam explorar diferentes áreas do conhecimento. Desta forma, pretende-se que os mesmos tenham contacto com a arte, com a música, com a natureza, com o desporto, com o teatro, com a praia e com outras áreas do quotidiano que contribuam para a sua maturação bio-psico-social.

Desta forma, o presente projeto procurará proporcionar experiências e oportunidades a cada criança, no sentido de desenvolver aptidões nos domínios sociocognitivo, psico-motor e intelectual, atendendo a especificidades próprias de cada um e dos pares.

Para o desenvolvimento deste projeto considera-se a vertente lúdica indissociável da vertente pedagógica, complementando-se uma à outra. É através da vertente lúdica que outras aprendizagens são adquiridas, e que são igualmente importantes no desenvolvimento da criança.

A vertente lúdica é complementar à componente pedagógica, através da qual também se realizam importantes aprendizagens. Todo o trabalho desenvolvido nas oficinas será planificado e definido em parceria entre e equipa e os destinatários.

Com a diversidade de oficinas pretende-se proporcionar-lhes novas aprendizagens em diversas áreas de modo a descobrir e desenvolver gostos e aptidões.

Com este, pretendemos manter as crianças ocupadas com atividades diferentes do seu dia a dia, contemplando ações no exterior, proporcionando assim uma relação com a natureza.

DESCRIÇÃO DO PROJETO
Como já foi referido, a equipa considera a vertente lúdica indissociável da vertente pedagógica, complementando-se uma à outra. É através da vertente lúdica que outras aprendizagens são adquiridas, e que são igualmente importantes no desenvolvimento bio-psico-social da criança. Assim sendo, todo o trabalho desenvolvido nas oficinas é definido em parceria pelos técnicos, e pelos destinatários do projeto. Com a integração das crianças nas oficinas pretendemos a criação de um ambiente social de respeito pelas diferenças e de responsabilização individual de comportamentos.

Com a diversidade das oficinas pretende-se proporcionar novas aprendizagens, de modo a descobrir e desenvolver gostos, aptidões e que as crianças usufruam de um leque diversificado de atividades, de modo a ocupar o tempo livre de férias de verão.

As diferentes iniciativas visadas apelam à organização e utilização de instrumentos simples, exigindo, contudo, uma contínua adaptação ao quotidiano do trabalho.

Nesse sentido, através do trabalho de projeto, será possível criar um ambiente de aprendizagem ativo e aberto, visando a concretização de uma ou mais intenções/iniciativas; aproveitando todas as capacidades de cada membro do grupo-alvo e dos técnicos (integração de saberes); visando a realização de um trabalho conjunto, planificado e organizado de comum acordo.

Pretendemos sempre que possível, desenvolver o máximo de atividades no exterior, contemplando passeios a diversos locais do concelho ou distrito.

FUNDAMENTAÇÃO DO PROJETO
O desenvolvimento deste projeto deve-se à necessidade que existe em ocupar de forma construtiva os tempos livres da criança.

Atualmente e devido à evolução da sociedade, as famílias não disponibilizam de tempo, nem de nenhum dos seus membros para apoiarem e acompanharem os seus filhos durante todo o dia. Assim, mesmo durante o período de “férias grandes” estes têm de frequentar as atividades de tempos livres.

Para levar a cabo este projeto definimos inicialmente que seria a criação de um espaço onde a atividade lúdica se torna séria, pois ao mesmo tempo que a criança vai desenvolver uma atividade livre, espontânea de forma dinâmica durante o período de férias, vai também dar continuidade à sua aprendizagem.

É importante saber um pouco do desenvolvimento que cada oficina implica na criança, tendo como suporte alguns estudos que foram realizados por vários autores.

Através da oficina da arte a criança pode desenvolver a sua imaginação e a sua criatividade, possibilitando o desenvolvimento da destreza manual. Para desenvolver estas atividades serão utilizados materiais reutilizáveis e materiais da natureza. Pois através destes, a criança pode procurar o seu próprio modo de se exprimir, ou seja, a criança pode praticar, recolher, organizar, observar, selecionar, experimentar, refletir e questionar.

A reutilização destes materiais pode ser uma boa alternativa ao consumismo, pois assim a criança pode dar largas à sua imaginação, descobrindo e aprendendo a brincar com a sua própria criação.

A partir da oficina do teatro/ dramatização, a criança pode explorar o seu próprio corpo, a sua voz, os espaços e os objetos. Pode expressar através de diversos meios a sua sensibilidade e desenvolver o seu imaginário.

Ao fazer dramatizações, a criança vai aprender a adaptar-se a situações de fala diferentes, a escutar os outros com atenção e a fazer diferentes movimentos e gestos. Durante esta prática a criança tem que interagir com outras crianças, o que ajuda na sua socialização.

A criança necessita de criar confiança em si própria, adquirir uma certa autoconfiança, para que consiga realizar estas actividades tendo assim um maior desenvolvimento social.

Com a oficina da música pretendemos que a criança desenvolva essencialmente jogos musicais, como meio de formação individual, de caráter social e criativo. Por esta razão, subdividimos os jogos por três categorias: jogo que contribuem para o desenvolvimento individual, social e de espírito criativo.

Com o desenvolvimento de atividades desportivas a criança tem benefícios, não só a nível físico, como psíquico e social. A nível físico o desporto ajuda a combater a obesidade, reduz o risco de doenças cardiovasculares, fortalece músculos, ossos e articulações.

A nível psíquico, eleva a auto- estima dos praticantes, pois este desenvolve um conjunto de habilidades que antes não possuía e melhora o seu aspeto físico, tendo consequentemente uma melhor imagem de si.

A nível social, o Desporto assume-se como um lugar privilegiado para se realizarem laços sociais de amizade, permitindo a partilha de sentimentos e dando ao indivíduo a sensação de pertença a um grupo.

OBJETIVOS
Objetivos gerais
  •  Possibilitar a ocupação de forma saudável das crianças em períodos não letivos
  •  Desenvolver aprendizagens novas
  •  Apoiar os pais na educação dos seus filhos durante o período de férias
  •  Promover atividades que despertem o respeito e interesse pela natureza e bens naturais
  •  Desenvolver atividades que envolvam novos parceiros sociais
  •  Dar oportunidade às crianças de participarem numa colónia de férias aberta
Objetivos específicos
  • Alcançar uma progressiva habilidade e agilidade manual
  • E xpressar-se livremente, mediante diversas técnicas
  • Desenvolver o espírito de equipa
  • Aumentar o sentido de cooperação entre os participantes
  • Ocupar o tempo livre
  •  Valorizar os trabalhos desenvolvidos pelos utentes
DESTINATÁRIOS
Os destinatários deste projeto são crianças com idades compreendidas entre os 03 e os 10 anos. Estes serão subdivididos em dois grupos distintos dos 03 aos 05 e dos 06 aos 10 anos. As atividades serão programadas especificamente para cada faixa etária.

LOCALIZAÇÃO
O presente projeto realizar-se-à na Freguesia de Figueira de Lorvão, concelho de Penacova.
A execução prática desta iniciativa está prevista para funcionar nas instalações do CATL (Centro de Atividades de Tempos Livres). Algumas atividades irão realizar-se na antiga Escola Primária de Telhado, Campo do União Futebol Clube, Associação Filantrópica do Lugar de Figueira de Lorvão, sala do grupo de Jovens Mensageiros da Alegria

AVALIAÇÃO
O trabalho desenvolvido ao longo do período de férias será avaliado periodicamente. Esta avaliação terá como objetivo verificar os pontos altos e baixos de todas as atividades. Também se pretende verificar se os objetivos estão a ser cumpridos com sucesso e se não, qual o motivo.
Por sua vez, é com a avaliação continua que se poderá ultrapassar os pontos menos positivos ou falhas existentes ao longo do projeto
Os métodos de avaliação que serão utilizados serão:
- Reuniões quinzenais, afim de avaliar todo o trabalho realizado durante a semana e programar semanas seguintes;
- Caixa de opiniões/sugestões, nesta os diretos e familiares poderão colocar a sua opinião relativamente ao trabalho ou atividades realizadas e dar sugestões para possíveis trabalhos futuros;
- Conversas informais com os destinatários do projeto para verificar através do diálogo/conversa se estes estão satisfeitos com as atividades realizadas e se não qual o motivo e sugestões para próximas atividades;
- No final do projeto será entregue um questionário aos pais e crianças para verificar o grau de satisfação destes e o interesse em participar em atividades da mesma natureza futuramente.

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