Últimas Notícias

FILARMÓNICA BOA VONTADE LORVANENSE comemora 94 anos de existência


A 1 de Agosto de 1920 é criada a Filarmónica Boa Vontade Lorvanense.

Começando por ser uma tuna, logo entusiasmou as gentes, que em Boa Vontade foram ajudando como podiam a erguer esta colectividade, sendo que foi essa Boa Vontade que ficou para seu nome.

Naquela época, um músico que entrasse para a Banda, pagava uma jóia de entrada e uma quota mensal de 1(Um) Escudo, e quando recebia um instrumento assinava uma letra de valor equivalente ao seu preço.

Inicialmente criada, pela necessidade de abrilhantar os muitos festejos religiosos celebrados em Lorvão, ao longo dos anos foi conquistando o carinho e reconhecimento da sua boa música, não só no concelho de Penacova, mas também por todo o país e Europa.

A razão de ser da existência desta Filarmónica é o bem-estar e o desenvolvimento sociocultural através da prática de actividades culturais e recreativas, essencialmente o Ensino da Música e Banda Filarmónica, pugnando pelo seu desenvolvimento em ambiente positivo e saudável.

A participação em espectáculos, actividades de beneficência e intercâmbios tem permitido dinamizar positivamente todo o grupo filarmónico.

A aposta forte tem sido na formação e na escola de música, com actual direcção pedagógica do prof. Paulo Almeida, auxiliado por Professores, com formação superior, para o desenvolvimento da Teoria Musical, Prática e Técnica Instrumental Individual e Classe Conjunto.

O tempo lectivo da escola acompanha o calendário escolar público, existindo ao longo do ano diversas apresentações/audições dos alunos da Escola de Música, dos quais se destacam a festa de Natal e de encerramento do ano lectivo.
Tendo como alvo as crianças em idade escolar, para iniciação musical, tem vivenciado grande entusiasmo na turma de expressão musical (a partir dos três anos de idade) e resultados surpreendentes na turma de adultos (com alunos com idade média acima dos 30 anos).

Passados noventa e quatro anos, esta instituição continua a beneficiar da Boa Vontade de todos quantos desejam e queiram associarem-se a este projecto.
O presidente da direção desta Filarmónica, Rui Batista, «acredita no esforço conjunto dos músicos, sócios, familiares, corpo docente e Maestro, que em alturas de crise faz a diferença positiva para apresentações dignas e gratificantes para todos».

«Estamos, no entanto, a iniciar uma nova fase que indicia ainda maiores dificuldades na medida em que as festas religiosas entraram em decadência pela dificuldade que o povo tem
em fazer parte do necessário voluntariado associado às diversas comissões de festas».

Rui Batista congratula-se da sua Filarmónica «ter uma Escola de Música de qualidade, aberta a todos, a custos reduzidos para todos os alunos». «Este ano teve 63 alunos dos 3 anos aos 66 anos de idade, que vão aprendendo, praticando e dando alegrias a quem os rodeia. Conta, também, com uma Orquestra Juvenil com 18 jovens de ambos os sexos».

A Banda Filarmónica conta, atualmente, com 58 executantes, dos quais 8 jovens ingressaram recentemente; fruto do trabalho desenvolvido na Escola de Música.

Na opinião do presidente da filarmónica Boa Vontade Lorvanense, Rui Batista, urgente e importante é:
  • Encontrar mecenas e fontes de apoio ao funcionamento aos mais de 20 concertos, 36 atuações musicais diversas; fruto de 136 ensaios anuais.
  • Diretores civis para os órgãos diretivos
  • Fazer crescer o número de alunos na Escola de Música.

Finalmente, Rui Batista enumera as formas mais simples de apoiar esta Filarmónica, a saber:
  • Inscrevendo-se como Aluno
  • Praticando como músico
  • Propondo-se como sócio
  • Participando nas nossas actividades

Neste dia de aniversário, a Filarmónica Boa Vontade Lorvanense, convida todos os seus músicos, diretores, sócios amigos e simpatizantes a associarem-se à música e ao bolo de aniversário, na sede da filarmónica, a partir das 21h30.

Texto de Noélia Ornelas