Últimas Notícias

CERIMÓNIA - Voluntários de Penacova benzem capacetes em nome de todos os Bombeiros


A Corporação de Penacova cumpriu tradição no Mosteiro de Lorvão. Este ano 25 elementos representaram todos os outros operacionais.

Rute Melo - Diário de Coimbra

A tradição voltou a cumprir-se e os Bombeiros Voluntários de Penacova realizaram, no último domingo, a cerimónia da bênção dos capacetes. Este ano, um pouco à semelhança do que se sucede com diversas iniciativas, não participou todo o corpo de bombeiros mas apenas um total de 25 elementos, «que representaram todos os outros operacionais da corporação». Se numa primeira fase os bombeiros tinham decidido, este ano, não realizar a cerimónia, devido à pandemia, a peregrinação que percorreu o concelho com a imagem de Nossa Senhora de Fátima nos últimos dias foi o mote para que cerimónia eucarística se realizasse.

Após vários dias de peregrinação e fé pelas ruas de várias aldeias das freguesias do concelho, no domingo, a Igreja do Mosteiro de Lorvão recebeu os bombeiros para uma cerimónia «simbólica» mas revestida de «um grande significado». «Teve este ano um significado ainda mais especial, pois levámos o capacete de um colega que fez uma intervenção cirúrgica à cabeça», disse António Simões, comandante da corporação de Penacova. E, como sempre, foi dedicada a todos os bombeiros de Penacova, de Portugal e do mundo.

Todo este simbolismo «que conforta» os “soldados da paz” é personificado no capacete, não fosse ele um «equipamento permanente nos bombeiros». Além disso, este momento de eucaristia e bênção é «um conforto, dá alento e protecção» para os vários combates que enfrentam ao longo de todo ano e a cada dia.

Aliás, António Simões realçou que os bombeiros «trabalham todo o ano e não apenas durante o Verão». Se no Verão são os incêndios que mais atormentam as populações, ao longo do resto ano são muitas actividades desenvolvidas, destacando-se, eventualmente, o socorro às vítimas de acidentes de viação e o transporte de doentes.

A bênção dos capacetes, como destacou o comandante dos Bombeiros Voluntários de Penacova foi realizada «a pensar em todos» e da qual todos saíram «de coração cheio».



Sem comentários


Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.