CIDADANIA - Município lança projeto de coesão e proximidade



É um projecto pioneiro e de proximidade, que pretende dar respostas práticas e eficazes a necessidades básicas. Mas também promover o livro e a leitura nas aldeias mais distantes do concelho de Penacova. Em causa está o projecto “BIBLIOeCIDADANI@”, que hoje foi apresentado, integrado nas comemorações do Dia da República.

«É um projecto que nos gera muitas expectativas», confessa a vereadora Fernanda Veiga, responsável pela área da Cultura, sublinhando que se trata de «um serviço de proximidade que prestamos às populações», cujo arranque está previsto para dia 10.

“Sobre rodas”, numa carrinha devidamente adaptada, vão circular livros e “serviços”. «Queremos chegar, sobretudo, aos mais jovens e aos mais idosos do concelho, que vivem nas aldeias mais recônditas e que não têm grandes possibilidades para se deslocarem à sede do concelho». Disponível está um “pacote” diversificado.

Assim, em resultado de uma parceria entre o município e os CTT, a carrinha assegura o serviço “Pay Shop”, que permite, de acordo com Fernanda Veiga, desde o pagamento da factura da água, da luz e do telefone, a proceder ao carregamento do telemóvel. Os técnicos desde “balcão multifunções”, equipado com internet e que funciona como uma espécie de multibanco ambulante para proceder a pagamentos, também estão habilitados a dar outro tipo de respostas. A vereadora aponta para a obtenção de documentos ou requerimentos, cujo preenchimento pode suscitar dúvidas, ou ainda esclarecimentos relativamente à oferta de serviços disponíveis no mercado. Tudo isso passa a ser possível fazer através do “BIBLIOeCIDADANI@”.

Mas esta carrinha tem mais surpresas e respostas para dar. Com efeito, está previsto um serviço ambulante da biblioteca, em parceria com a Rede de Bibliotecas, que pretende levar os livros àqueles que, por razões várias, não têm acesso aos espaços onde estes “residem”. Escolas e jardins-de-infância são locais de visita obrigatória. Mas também as colectividades e instituições fazem parte do roteiro a cumprir. «Leva livros e revistas e também revistas de culinária e de crochet», explica a vereadora, sublinhando o interesse deste tipo de leitura junto das senhoras com mais idade.

Mas o projecto não se fica por aqui. Pro-activo por excelência, quer «recolher memória» e «estórias de vida». «Os técnicos da biblioteca vão ler livros, mas também recolher as estórias e experiências das pessoas mais velhas, proceder à respectiva gravação, sob autorização, e fotografar, criando um registo completo dessas memórias», esclarece a vereadora.

A caminho de todas as aldeias do concelho

A carrinha foi transformada numa mini-biblioteca, com acesso para pessoas com mobilidade reduzida. «Um sénior com dificuldades de locomoção ou uma pessoa em cadeira de rodas consegue ter acesso», explica Fernanda Veiga. A viatura está, também, equipada com internet e um sistema “tipo multibanco”, que permite assegurar o pagamento de serviços.

Apresentado hoje pelo município, este novo serviço começa a funcionar no próximo dia 10, cumprindo um itinerário que contempla, «todas as aldeias, uma vez por mês». «A carrinha fica 40 minutos no local, mas pode ficar mais, se for necessário», adianta a vereadora, sublinhando que a funcionalidade vai ser aferida e ajustada de acordo com a experiência e com as necessidades sentidas. Através das Juntas de Freguesia, o calendário do roteiro vai ser devidamente divulgado junto das populações e também anunciado na missa.

Manuela Ventura – Diário de Coimbra